
O crescimento do Rap no cenário musical: Post Malone aparece como um dos headliners no Rock in Rio
No começo do mês de setembro (03), o artista estadunidense fechou a noite do Rock in Rio com uma grande apresentação.
Ele foi o único nome do rap entre as atrações principais do evento e chamou muita atenção por sua presença de palco. Vale ressaltar que diferente de outros artistas, Post Malone não se apresentou ao lado de uma banda. Foi um clássico show de rap “apenas” com DJ e Mc.
Crescimento e expansão do gênero
Os grandes eventos ao redor do mundo estão colocando artistas de rap como principais atrações e o Rock in Rio não foi diferente. Considerando esse fato, é interessante entendermos como um gênero “marginalizado” passou a ser tão valorizado. Veja a seguir:
Popularidade e números
Ao analisar os números das principais plataformas digitais, podemos encontrar artistas do hip-hop nas primeiras posições em diversos países. O rap atingiu uma posição de mercado muito relevante e está inserido no mainstream, ou seja, o dinheiro em circulação aumentou e consequentemente mais portas se abrem.
“As novas ondas do rap”
Nos últimos anos o rap passou a ser cada vez mais versátil. Os artistas trazem referências de outros ritmos e as músicas ganharam uma estética mais popular. Um grande exemplo disso é o próprio Post Malone. O cantor é declaradamente fã de rock e algumas características do gênero são muito presentes nos seus principais hits e shows. Sua apresentação conta com momentos acústicos e em diversas vezes o público é saudado com um momento ‘rockstar’ que o artista quebra o próprio violão.
Até onde o rap pode chegar? É possível que nos próximos anos o gênero cresça ainda mais? Se continuar assim, em breve o mundo inteiro estará conectado com rimas e beats.