A valorização dos beatmakers no Rap nacional: será que esses artistas recebem o devido reconhecimento?
Nos últimos anos, muitos beatmakers tiveram grande destaque no Rap nacional. Alguns nomes como NeoBeats, Pedro Lotto e Paiva Prod somam milhões de ouvintes mensais nas principais plataformas de música.
Por conta dessa crescente dos beatmakers, cada vez mais artistas aparecem querendo trabalhar com instrumentais. Mesmo assim, fica a grande questão: será que esses artistas já recebem toda a valorização que merecem?
Novos talentos
Cada vez mais os amantes de rap que tem a pretensão de iniciarem uma carreira no ramo da música escolhem a área dos beats para tentarem a vida.
Sendo assim, podemos concluir que esse fato é uma consequência do crescimento das referências citadas acima. No entanto, será que quem está começando também ganha a mesma valorização?
Títulos e cifras
Enquanto muitos beatmakers reconhecidos cada vez mais ganham prestígio e fortalecem seus nomes, os que estão no início da carreira encontram diversas barreiras para promoverem seus trabalhos.
Ainda existem artistas renomados que não colocam os créditos do beat nos títulos das músicas. Além disso, muitos beatmakers que estão no início não conseguem fazer de forma constante a venda de instrumentais.
Considerando tudo isso, qual a sua opinião? Os betmakers tem na cena o reconhecimento que merecem?