Qual é o segredo de uma boa mixagem? Ou melhor: Uma boa mixagem tem segredo? Segundo Fábio Henriques, autor do livro “Guia de mixagem”, de todos os processos envolvidos na gravação musical, a mixagem é provavelmente o mais artístico.
Esse texto é o primeiro de uma série que iremos trazer ao site do Estúdio MDB. Abordaremos diversos temas que abrangem o universo da música, como por exemplo: Mixagem, masterização, estúdios de gravação e muito mais…
Na pauta de hoje, iremos focar nos equalizadores. Você sabe o que é um equalizador? Segundo o artigo do site “Avmakers”, o equalizador é um dispositivo que atua diretamente nas frequências, ou como explicado em outro artigo, altura do som, dessa forma, podemos utilizá-lo para corrigir determinadas regiões do áudio ou ressaltá-las. Encontramos em periféricos, mesas de som e até mesmo virtualmente…”.
Ao nos aprofundarmos no tema, devemos explicar as ferramentas para equalização: Lo cut/Hi Cut (Tanto a “frequência do corte” quanto o “slope” são fixos e pré-determinados pelo fabricante); Passa bandas (Controla-se fundamentalmente pela “frequência do corte”, eventualmente algum plug-in pode permitir o controle sobre o “slope”; Shelving (Podemos controlar a intensidade de “ganho” ou de “atenuação” bem como a “frequência de corte” e Paramétrico (Controle absoluto sobre a intensidade de “ganho” ou de “atenuação”, “frequência de corte” e ainda: o modo como a atenuação ou o ganho vai afetar as frequências próximas à frequência de corte, ou seja = fator de mérito, Q ou largura de banda.
E aí, gostou do conteúdo? Deixe nos comentários uma sugestão para o próximo tema do blog.